The Living Word Fellowship in English
Pastoral Team

»  Gary e Marilyn Hargrave
»  Silas e Selma Esteves
»  Ed e Dorothy Forbes
»  Debra Grill
»  Craig e Phyllis Haworth
»  Bruce Larson
»  Chris Reeves
»  Steve e Becky Seboldt
»  Margo Walkoe

Equipe Pastoral

Embora cada igreja da Palavra Viva tenha uma equipe de pastores e presbíteros, muitos desses ministérios também funcionam como parte da equipe pastoral responsável por todas as igrejas da Palavra Viva, constituindo a Apostolic Company (Companhia Apostólica). Direcionados por Gary e Marilyn Hargrave, os membros da Apostolic Company trabalham juntos, em unidade, atuando em diferentes funções e tarefas a fim de prover liderança espiritual e administrativa para as igrejas individuais assim como para o conjunto das igrejas como um todo.


Gary e Marilyn Hargrave
Gary e Marilyn Hargrave

Ministro ordenado há mais de 30 anos, Gary Hargrave vive intensamente voltado a conhecer ao Senhor desde a sua juventude.

Instigado por essa intensa busca e com uma direção clara do Senhor para entrar no ministério, Gary ingressou na San Diego State University onde se formou em Educação Religiosa.

Ainda na faculdade, Gary foi exposto aos ensinamentos apostólicos de John Robert Stevens, o fundador das igrejas A Palavra Viva. Imediatamente, Gary descobriu que havia encontrado o seu pai espiritual. Stevens se tornou a força catalisadora que acionou o chamado recebido por Gary que, como os discípulos dos tempos bíblicos, abandonou tudo para seguir e estudar sob um homem de Deus.

Ao reconhecer o tesouro encontrado, Gary dedicou o seu tempo ao estudo das Escrituras e à absorção dos ensinamentos e sermões de John Stevens, preservados em milhares de fitas cassetes, inúmeros livros e manuais.

No ano de 1974, Gary foi comissionado pastor da igreja da A Palavra Viva na cidade de Redlands, Califórnia. Em 1979, mudou-se para Los Angeles para pastorear três igrejas da A Palavra Viva fundadas por Stevens. Essa mudança permitiu-lhe completar seu treinamento diretamente sob a instrução e liderança de Stevens, vindo a pregar em nove cultos por semana, além de supervisionar todas as atividades pastorais, financeiras e administrativas dessas igrejas. Mais tarde, Gary concluiu sua formação educacional e graduou-se Bacharel em Estudos Bíblicos, com a maior das honras (Summa Cum Laude), pela Southern Christian University.

John Stevens, antes de falecer em 1983, comissionou Gary para assumir o manto de falar a Palavra viva. Gary e sua esposa, Marilyn, também comissionada por Stevens, lideram as igrejas da Palavra Viva desde o falecimento de Stevens.

A paixão dominante de Gary é promover o amadurecimento de cada cristão…à medida da estatura da plenitude de Cristo (Efésios 4:13), bem como treinar e preparar ministérios no Corpo de Cristo.


Ainda criança, Marilyn orava continuamente, e de alguma forma no seu íntimo ela sabia que Jesus Cristo estava no quarto junto com ela. Essa experiência na infância foi um sinal da pessoa que ela haveria de se tornar: uma mulher de Deus com a vida entregue à oração e intercessão constante pelo povo de Deus.

Marilyn Lee Cleland, nasceu em 17 de novembro de 1938 em Pueblo, no estado do Colorado. Em 1943, a família se mudou para o Vale de San Fernando, no Sul da Califórnia. Aos doze anos, ela teve a sua experiência de salvação em uma pequena igreja em Sylmar, no estado da Califórnia, chamada United Brethren. Marilyn recebeu o batismo no Espírito Santo em uma pequena igreja não-denominacional em 1959. Esse momento mudou a vida dela radicalmente ao criar nela uma fome pela continuidade daquela experiência, num relacionamento permanente com o Senhor.

Marilyn encontrou o que buscava em 29 de setembro de 1963. Ela participava de um culto realizado em casas, no Vale de San Fernando, e esse culto era uma extensão da Capela da Graça em South Gate, a primeira igreja fundada por John Robert Stevens. Ali, Marilyn encontrou o Senhor na adoração e na Palavra e teve a convicção que finalmente estava onde o Senhor a queria.

A pedido de John Stevens, em 1963 Marilyn começou a transcrever as palavras proféticas declaradas sobre indivíduos durante os cultos. Era o início do departamento de transcrição da A Palavra Viva. Esse foi o primeiro de muitos departamentos e atividades criados por Marilyn como expressão da sua determinação de preservar e distribuir a Palavra falada por John Robert Stevens. Ela fez tudo motivada pela visão de ter a Palavra aplicada na vida de cada pessoa e criar o cumprimento do que Deus estava restaurando à Sua Igreja.

Marilyn e John Stevens casaram-se em 4 de outubro de 1980, em Anaheim, na Califórnia. Eles funcionavam o tempo todo juntos durante os anos de casamento, o que deu a ela uma percepção clara e o entendimento da visão e da direção de Stevens para a A Palavra Viva.

Antes de falecer, em 4 de junho de 1983, John Stevens comissionou Marilyn para supervisionar a administração e a direção espiritual da A Palavra Viva. Embora o período que abrangeu o falecimento de John Stevens tenha sido tumultuado para todas as igrejas, foi em grande parte o amor, a fé e a determinação de Marilyn que manteve a A Palavra Viva unida e avançando na vontade de Deus.

voltar eo topo

Silas e Selma Esteves

Silas e Selma são casados desde 1993 e juntos se deram como ministérios de pai e mãe no evangelho com o alvo de edificar Cristo na vida de cada pessoa ao redor deles e de criar uma família sob o Pai Celestial. E o Senhor os agraciou com um filho maravilhoso, Leo.

Silas Esteves foi ordenado pastor da igreja em São Paulo em 1978.

Em 1984, Silas foi incumbido de supervisionar todas as igrejas da A Palavra Viva no Brasil.

Em Janeiro de 1991, Silas foi comissionado apóstolo para o Brasil e América Latina.

Desde 1994, Silas é diretor executivo e presidente do Conselho Apostólico no Brasil, entidade jurídica que abriga todas as igrejas A Palavra Viva no Brasil.

Silas e Selma são os pastores responsáveis pela igreja A Palavra Viva em Niterói.

Silas supervisiona a tradução para o Português de todas as mensagens de Gary Hargrave e do nosso fundador, John Robert Stevens.

Selma Esteves começou a participar da Capela da Graça no Rio de Janeiro ainda criança. Em 1986, Selma se tornou parte do departamento de contabilidade e em 1991 mudou-se para Niterói, onde assumiu a supervisão de toda a administração da igreja.

Selma é diretora e tesoureira do Conselho Apostólico no Brasil, além de ser parte da Apostolic Company (Companhia Apostólica) nos Estados Unidos.

Silas e Selma Esteves vivem por paixão a essa visão. Eles têm por determinação fundamental colocar em prática princípios espirituais que fazem da igreja uma verdadeira família de Deus.

voltar eo topo

Ed e Dorothy Forbes

Ed e sua esposa Dorothy atuam como pastores e supervisores de Shiloh, na cidade de Kalona, estado de Iowa. Ed é pastor das igrejas da A Palavra Viva há mais de 30 anos, membro da Apostolic Company (Companhia Apostólica) desde 1986, e parte da atual diretoria, além de servir como pastor em Shiloh desde 1991. Ed e sua família fundaram a igreja Grants Pass Community Church, no estado do Oregon, onde foi pastor entre 1976 e 1991. Ed ainda continua servindo ali como ministério patriarcal de supervisão. Ed também está totalmente envolvido no Ministério de José, programa educacional das igrejas da Palavra Viva voltado para a área da saúde, segurança e preparação para situações de emergência (nome dado por causa de José na Bíblia que salvou a família da fome sobre a terra). Formado em História pela William Jewell College, em Liberty, estado do Missouri, Ed possui ainda Mestrado em Teologia pelo Midwest Baptist Seminary, North Kansas City, Missouri.

voltar eo topo

Debra Grill

Debra Grill é diretora e administradora do Centers of Learning, escola cristã afiliada à Church of the Living Word (Igreja da Palavra Viva) em North Hills, Califórnia. Debra também atua como supervisora educacional das igrejas da Palavra Viva. Desde 1977 é presença ativa nas igrejas com participação nas decisões e supervisão de vários programas para os jovens durante todos esses anos. Sua formação acadêmica inclui bacharelado em Artes pela State University of New York, em Plattsburgh, mestrado em Educação, Administração e Supervisão pela California State University, Northridge, sendo que está apta a lecionar nos estados de Nova York, Iowa e Califórnia. Ordenada em 1994, Debra é parte do quadro de pastores da Church of The Living Word (Igreja da A Palavra Viva) em North Hills, juntamente com o marido, John.

voltar eo topo

Craig e Phyllis Haworth

Craig and Phyllis Haworth atuam como diretores e supervisores de Shiloh, em Kalona, Iowa. Craig é o pastor principal e Phyllis supervisora da administração e das instalações, além de diretora da Apostolic Company (Companhia Apostólica).

Phyllis é parte vital das igrejas da Palavra Viva desde 1972. Trabalhou diretamente com John Robert Stevens, fundador da Palavra Viva, e foi parte da equipe de secretárias dele por mais de dez anos. Trabalha em Shiloh desde 1982, sendo pastora ordenada desde 1986. Phyllis dedica-se ao Ministério de José nas igrejas da Palavra Viva, que é um programa educacional voltado para a área da saúde, segurança e preparação para situações de emergência (nome dado porcausa de José na Bíblia, que salvou a família da fome sobre a terra). Ela é formada em Enfermagem há mais de 30 anos pela Samuel Merritt Hospital School of Nursing, em Oakland, Califórnia. Em 2000 foi credenciada como Enfermeira Holística.

Craig está envolvido com A Palavra Viva desde 1980, sendo que é parte da igreja de Shiloh desde 1988. Além de pastorear a congregação em Shiloh, Craig supervisiona a adoração e o ministério da música e ainda participa ativamente no planejamento das conferências e eventos da igreja. É formado Bacharel em Ciência da Computação pela City University em Seattle, Washington.

voltar eo topo

Bruce Larson

Bruce Larson serve como pastor e supervisor da Church of His Kingdom em San Diego, Califórnia e é parte da Palavra Viva desde 1971, vindo a ser ordenado ministro em 1980. Além de ministrar a Palavra e ensinamentos na Church of His Kingdom, também ensina a grupos de estudos bíblicos em San Diego e Tijuana, no México. Bruce auxilia a supervisão financeira da Palavra Viva e é curador do The Living Word Fellowship Trust. Formado em Administração de Empresas pela San Diego State University, é também contador e sócio em um escritório de contabilidade.

voltar eo topo

Chris Reeves

Chris Reeves é parte vital da administração da Palavra Viva desde 1973. Serviu como presbítero em várias igrejas por mais de 20 anos e foi ordenado ministro em 1991.

Em 1988, Chris ajudou a desenvolver os procedimentos corporativos e contábeis utilizados pelas igrejas da Palavra Viva e desde então treina a equipe administrativa na aplicação dos mesmos. Ele é responsável pela supervisão administrativa dos empreendimentos das igrejas da Palavra Viva desde 2001.

Chris é atualmente Vice-Presidente e Diretor-Executivo da Apostolic Company (Companhia Apostólica). É ainda Diretor Financeiro da A Palavra Viva, curador do The Living Word Fellowship Trust e pastor e supervisor de Shiloh, em Kalona, Iowa. Formado Bacharel em Administração pela Azusa Pacific University, é também contador.

voltar eo topo

Steve e Becky Seboldt

Steve e Becky Seboldt trabalham lado a lado no gerenciamento e supervisão do setor de publicações e comunicação da A Palavra Viva, em North Hollywood, Califórnia. Ambos cresceram em Los Angeles e são membros das igrejas da A Palavra Viva desde a infância.

Steve foi ordenado pastor em 1988 e desde 1992 exerce a função de Gerente Geral da A Palavra Viva. Atualmente supervisiona o pastoreio de voluntários e funcionários nos escritórios da Palavra Viva; é membro do quadro de pastores da Church of The Living Word (Igreja da A Palavra Viva) em North Hills, Califórnia e serve na Apostolic Company (Companhia Apostólica).

Becky foi contratada pela A Palavra Viva como editora de áudio, em 1996 e se tornou Gerente de Produção em 2001, responsável pela supervisão dos projetos de publicações das igrejas. Além de formarem uma equipe imbatível, Steve e Becky têm um dom para guiar e treinar outros que possuam a determinação e o chamado para publicar a Palavra de Deus.

voltar eo topo

Margo Walkoe

Margo Walkoe orienta o currículo e as atividades bíblicas que compoem o programa desenvolvido para as crianças da Palavra Viva. Ela atua junto aos professores e supervisores nas igrejas para que acompanhem o progresso e desenvolvimento espiritual das crianças sob a autoridade deles. Margo foi credenciada a lecionar pela San Diego State University em 1976 e dois anos depois foi diretora da Living Word School em San Diego. Em 1981, mudou-se para o Vale de San Fernando, onde trabalhou por nove anos como diretora do Centers Of Learning, escola cristã afiliada a Church of The Living Word (Igreja da Palavra Viva) em North Hills, Califórnia. Atualmente, é a diretora de Educação Infantil e professora no Jardim de Infância do Centers Of Learning. Margo e seu marido Matt, fazem parte do quadro de pastores da Church of The Living Word desde 1985.

// script for beliefs